Eis algumas dicas básicas de como personalizar o ambiente de trabalho. Aqui saberá quais os programas de que necessita, como mudar os ícones, onde encontrá-los e quais os sítios na Net com os melhores wallpapers e os melhores recursos para quem se interessa pelo assunto.
É pensado principalmente nos utilizadores do Windows XP, mas quem usa outros sistemas operativos (2000, Me, 98, e mesmo Linux ou Mac) encontra aqui informação útil. Vamos esquecer as chamadas shells alternativas que substituem o Explorer, como o Litestep. Não é esse o objectivo deste artigo, que pretende ser simples e fácil de seguir para os menos experientes.
Mudar o aspecto
Existem dois programas capazes de aplicar “skins” (temas) ao ambiente de trabalho de forma automática: o WindowBlinds e o StyleXP. São excelentes programas, mas têm o inconveniente de serem shareware. Nada contra, mas é melhor uma alternativa fiável, freeware ou livre.
O sítio Neowin.net – excelente também para descobrir ícones, temas e wallpapers – criou um pequeno programa (gratuito) que nos permite mudar os temas a partir do próprio Windows sem necessitar de mais nenhum programa. Faça o download aqui. Corra-o, ignore qualquer aviso do sistema operativo e reeinicie o computador.
Encontrar temas
Agora que pode mudar a aparência do Windows com novos temas, é preciso descobrir na Internet bons sítios onde os encontrar. Para uma forma fácil e imediata de começar a experimentar, estão aqui reunidos uma série deles num único ficheiro .zip. O ficheiro tem 14 megas e o tráfego é internacional.
Existem muitos outros sítios onde encontrar temas, mas o DevianART é excelente para explorar. Outro site onde a oferta é diversificada é o ThemeXP. Devemos descompactar os temas para o directório WindowsResourcesThemes. Depois, com o botão do lado direito do rato, escolher Propriedades e seleccionar o separador Appearance [Aparência].
Também é possível guardar o tema onde se quiser e simplesmente clicar duas vezes no ficheiro de extensão .msstyles para que seja imediatamente aplicado.
Encontrar ícones
Os ícones do Windows não são maus de todo, mas nem sempre ficam bem com o tema que escolhemos. Existe um programa que os altera de forma automática – o famoso Icon Packager, também da Stardock – mas é shareware, não é gratuito. Uma boa alternativa gratuita é o IconPhile. Outro bom programa é o MadNote. A página está em japonês, mas o menu do lado esquerdo apresenta-se em inglês. Sigam o link “Download”.
Uma aplicação que muda por completo os nossos ícones do Windows é o GUIReplacer – freeware. A aplicação instala-se em Program Files [Programas]Madd IncGUIReplacer. Aqui há uma pasta chamada Modules. É onde os temas – ficheiros .dll – devem ser guardados. Depois é só correr o programa e escolher o módulo (tema) que pretendemos. Um bom sítio para encontrar módulos para o GUIReplacer é aqui. Uma compilação de ícones em formato .png e .ico – e são mesmo muitos! – pode ser descarregada aqui. São 80 megas de ícones e o tráfego é internacional. Eles podem ser usados para as docks ObjectDock ou Y’Z Dock, por exemplo, ou em programas como o DesktopX ou AveDesk.
Brincar com o desktop
Não basta mudar os ícones, a barra de tarefas, o menu Iniciar e as janelas do ambiente de trabalho. Podemos fazer uso de “docks” – barras semelhantes às que existem no MacOS X e que são bastante vistosas. Podemos criar atalhos para os nossos programas preferidos, atribuir-lhes ícones ao nosso gosto e lançá-los a partir daí. Quase substituem o menu Iniciar.
Uma excelente (e gratuita) aplicação para o conseguir é o muito conhecido ObjectDock. Existem outras, como o Y’Z Dock, mas aquele é melhor para começar.
Existem também programas que não só permitem colocar ícones no ambiente de trabalho, como também servem para colocarmos “objectos” – “docklets” – como calendários, relógios, visualizadores MP3, medidores de desempenho do computador, enfim, um vasto número de possibilidades. Há um verdadeiramente fantástico que podem experimentar – Samurize.